Manutenção PREVENTIVA e VIDA útil do seu ar CONDICIONADO
Fix ligadoFix na mídia

Manutenção PREVENTIVA e VIDA útil do seu ar CONDICIONADO

By abril 4, 2019 No Comments

O ar condicionado é peça fundamental para o conforto na maioria dos escritórios e casas nessa época mais quente do ano. No ambiente de trabalho, a climatização é mais que necessário para garantir a produtividade da equipe. A sensação de bem estar é poderosa. Mas, o que fazer quando o equipamento para de funcionar repentinamente? Uma surpresa que ninguém gosta, não é mesmo? Para evitar que isso ocorra, o melhor caminho é estar atento à manutenção. Mantendo o aparelho sempre limpo, substituir os filtros com frequência e conferir o estado dos cabos e conexões, assim, a chance de acontecer uma pane inesperada é praticamente zero.

À primeira vista, fazer uma manutenção básica pode parecer difícil, mas, na verdade, essas tarefas são bem simples.

Abaixo, você confere essa e outras dicas certeiras para manter o ar-condicionado sempre em perfeito estado!

  1. Limpe os filtros e troque-os quando necessário

No ar-condicionado, a função do filtro é reter as partículas que ficam circulando no ambiente. Esses filtros têm a função de reter a poeira (composta por partículas grosseiras) que está sempre presente no ar. Limpar essas partes é uma das etapas mais importantes da manutenção, fundamental para que a poeira não retorne ao ambiente de trabalho por meio da recirculação do ar.

Para limpá-los, abra a unidade evaporadora e passe um pano úmido, ou lave o filtro para retirar a poeira. Essa operação deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês. Quando necessário, troque os filtros, substituindo-os por novos.

  1. Limpe o aparelho

Um aparelho que filtra o ar precisa de cuidados constantes, evitando que as bactérias venham a causar danos ao sistema. A higienização também faz parte de sua manutenção.

Recomenda-se que, a cada 2 ou 3 meses, uma empresa especializada em manutenção de equipamentos de ar faça o procedimento.

Quando muita sujeira é acumulada há proliferação de bactérias, fungos, mofo e outros agentes nocivos. Para pessoas com problemas respiratórios, um ar condicionado sujo pode ser o agente responsável por sérias infecções.

  1. Verifique o gás refrigerante

Esse gás tem a função é retirar calor da unidade evaporadora (ambiente interno) e enviá-lo para a unidade condensadora (ambiente externo). Caso o ar condicionado não esteja gelando do modo devido, mesmo após a limpeza, chame um técnico antes que ocorra o superaquecimento do compressor ou problemas no funcionamento do sistema de condicionamento de ar.

  1. Limpe a unidade condensadora

Por estar exposta na maioria das vezes, a unidade condensadora começa a apresentar problemas ocasionados por motivos diversos, como poeira urbana acumulada, ninhos de aves, acúmulo de folhas de árvores, entre outros.

A limpeza deve ser realizada de 6 em 6 meses, retirando a unidade do equipamento e executando a limpeza com o maior cuidado possível, a fim de evitar danos ao ventilador, ao compressor, às aletas e aos demais componentes. Por ser instalada em locais diversos, chamar um profissional devidamente equipado pode se fazer necessário.

  1. Mantenha o dreno desentupido

Outra parte importante da manutenção do aparelho é verificar se o dreno está desentupido. Trata-se do dispositivo responsável por extrair a água da unidade evaporadora. Caso esteja entupido, a água irá vazar por dentro do equipamento, sujando sua parede e causando danos.

  1. Verifique a fiação

O equipamento precisa estar corretamente ligado à rede principal. Muitas instalações podem apresentar defeitos. Esteja de olho se os fios aquecem ou se há algo errado para que um eletricista capacitado seja chamado com urgência antes de uma pane elétrica ou curto circuito.

  1. Avalie as conexões do equipamento

Observe as conexões para evitar vazamentos, ruídos e vibrações. Portanto, esse é um procedimento importante na hora de fazer a manutenção do aparelho.

Veja se os flanges, as conexões e outras fixações estão bem apertados. Isso porque é por meio delas que acontecem o escoamento da água e a troca de temperaturas. Se for fazer por conta própria, cuidado para não usar chaves erradas e danificar as conexões.

  1. Mantenha o ar-condicionado sempre em temperatura equilibrada

Temperatura controlada é agradável, mas tome cuidado para não manter uma temperatura congelante! O frio excessivo pode causar desconforto e até problemas de saúde sérios, como sinusites, gripes e amigdalites. Ele deixa o ar mais seco, o que facilita o ressecamento das mucosas e pode agravar casos de alergia.

  1. Contar com profissionais capacitados para fazer a manutenção 

Não dá para saber com exatidão qual será a vida útil do seu ar-condicionado. Porém, cuidando da manutenção preventiva do aparelho, certamente ele vai durar por muito tempo.

E, quando falamos em manutenção de ar-condicionado preventiva, é essencial contar com profissionais capacitados para realizar o serviço. Apenas um profissional habilitado é capaz de identificar potenciais riscos de falha no aparelho. Principalmente quando falamos da instalação, o momento mais importante para a forma como um ar condicionado funcionará.

Contratar um prestador de serviço autônomo pode ser bem mais vantajoso, já que o trabalho costuma ser muito mais ágil e com melhor custo-benefício. Durante a visita, o técnico realizará todos os testes necessários para verificar se o aparelho está operando de forma adequada, conferindo se existem falhas, peças soltas, desgaste nos cabos ou demais empecilhos que possam prejudicar o funcionamento ideal do ar-condicionado. Precisa de profissionais? Chame a FIX.

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para instalar ou dar manutenção no seu ar condicionado.

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP