Tudo que VOCÊ QUERIA e precisa SABER sobre CAIXA D’ÁGUA
Fix ligadoFix na mídia

Tudo que VOCÊ QUERIA e precisa SABER sobre CAIXA D’ÁGUA

By maio 16, 2019 No Comments

Ao longo dessa semana detalhamos tudo que é preciso saber para comprar uma caixa d’água. Algo que mais cedo ou mais tarde, todos terão necessidade. Mesmo com sua longa vida útil, em algum momento será preciso trocá-la. Seja por necessidade de maior capacidade ou apenas por desgaste da antiga. Quando for fazer isso, alguns pontos devem ser sempre salientados:

qual a capacidade que a caixa precisa ter, para quantas pessoas ela precisa servir, há abastecimento público diariamente ou não, onde ela será instalada, a residência é com ou sem telhado; dentre outros.

Por isso, caso não tenha confiança em avaliar todos esses pontos, uma visita técnica pode ser muito importante para garantir que todas estas informações sejam devidamente analisadas e alinhadas.

Os Modelos Disponíveis

No brasil há quatro modelos mais comuns de caixa d’água: feitas de polietileno, fibra de vidro, aço inox e fibrocimento com amianto, sendo que esta última está a cada dia caindo em desuso e sua venda é proibida em alguns estados brasileiros. De acordo dados divulgados, o polietileno encontra-se no segundo lugar do mercado, com 36% do mercado, seguido pelas fibra de vidro, que conquista 11%, já o inox fica com menos de 2%.

As caixas de de polietileno possuem vida útil de aproximadamente 30 anos, são leves e fáceis de manusear, sendo as as mais comuns do mercado. Com o avanço tecnológico, novos fabricantes estão fabricando-as à base de polímeros ecológicos, diminuindo a nocividade ao meio ambiente. Seu preço gira em torno de 400-600 reais para uma caixa de 1,5 mil litros.

As caixas de fibra de vidro são feitas de resina e fibra de vidro, têm uma vida útil ainda maior que às de polietileno e também são leves e de fácil manuseio, porém mais frágeis. É um material amigável à natureza e possui uma vida útil maior. Uma caixa de 1,5 mil litros custará entre 800-1000 reais.

As caixa de aço inox são as mais resistentes, higiênicas e de maior vida útil. Devido seu material, são muito mais pesadas, o que pode dificuldade o manuseio e instalação em alguns casos. Além disso, essa caixa precisa ficar completamente fora dos raios solares, uma vez que ela pode esquentar muito a água. Uma caixa de 1,5 mil litros custará entre 1500-2000 reais.

Ótimo, você já decidiu qual material irá comprar, mas agora, de qual tamanho? Ensinamos o cálculo lá no instagram, mas vamos reproduzi-lo aqui novamente:

Tenha em mente um cálculo simples: Cada pessoa consome cerca de 150l/dia para casas e 200l/dia para apartamentos. É preciso ter reserva para dois dias. Logo o cálculo para saber qual o tamanho ideal seria: x (pessoas) x 150 ou 200 (litros/pessoa.) x 2 (dias).  Por exemplo, 3 pessoas em um apartamento, precisamos no mínimo de de uma caixa com 1.200 litros (3 moradores x 200 litros x 2 dias).

Ótimo. Agora não há erro 🙂

Os Cuidados de Manutenção

Normalmente escondida sob o telhado ou esquecida acima de uma coluna de concreto, a caixa d’água é ignorada até um problema sério ocorrer. Além dos cuidados de limpeza, outros cuidados são necessário para que ela não te deixe na mão. Mas a boa notícia é que as caixas d’água são itens resistentes e de fácil manuseio, então fazer pequenos reparos não é nenhum bicho de sete cabeças. Normalmente, o maior problema é conseguir ter acesso à mesma, uma vez que costuma ficar escondida sob o telhado em locais apertados ou acomodadas em locais mais altos.

Sobre a limpeza, você encontrará um passo a passo sobre como proceder uma limpeza ideal no nosso post do instagram, além disso deixaremos NESSE LINK um guia completo de como proceder a limpeza de acordo as instruções da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) 

Após problemas que envolvem limpeza (pequenos entupimentos devido areia, calcários, lodo e algas) o defeito mais comum é a caixa d’água vazar por receber mais água do que comporta. Esse problema é decorrente de um problema com a bóia (a peça responsável por parar o abastecimento de água quando o reservatório estiver cheio). Assim que o problema for notado, o morador deve fechar o registro geral e ligar para um especialista, mas o problema pode ser resolvido com uma simples troca de peças.

Problemas com Pressão

A pressão é mais comum é aquela que obtemos devido a força da gravidade. Por isso que caixas d’águas quase sempre são instaladas em locais altos, como telhados e colunas, quanto mais alto elas estiverem, mais pressão teremos. Afinal, tão ruim quanto não ter água é não ter pressão.

Você abre a torneira e ela não funciona. Caixas acopladas do vaso sanitário que levam uma vida para encher. Chuveiros elétricos que não são acionados e máquinas de lavar que não funcionam por falta de pressão. É um terror. Ninguém merece isso 🙁

Esse problema pode ser algo simples, envolvendo limpeza do cano ou algo mais sério, que precise de investimento e ajuda profissional. Abaixo vamos indicar alguns passos que podem ser necessários antes de investir algum dinheiro com um pressurizador.

 

  1. Confira as torneiras e passagens de água, desenrosque os encaixes e veja se há lodo ou areia entupindo-os e impedindo a passagem da água. Torneiras e mangueiras da caixa acoplada possuem arejadores/telas (pequenas peças que impedem a passagem de detritos) e elas podem estar encardidas, sujas e seus buracos entupidos. Se isso ocorrer, mergulhe-as em uma mistura 1:1 (um litro para um litro) de água e vinagre. Deixa lá por três horas. Você pode limpar a cabeça do chuveiro usando essa mesma técnica.

 

  1. Se mesmo assim não resolver, talvez seja preciso desmontar a torneira, tirar o chuveiro do encaixe, desconectar a máquina de lavar, conferindo se há algo atrapalhando o fluxo da água. É preciso cuidado dessa etapa, pois se manipular a chave de boca de modo errado, você pode espanar ou quebrar um encaixe dentro da conexão, o que irá gerar uma grande dor de cabeça.

 

Na hora de devolver as peças ao lugar, use uma fita veda rosca nova e tenha certeza de deixar tudo devidamente bem apertado, mas sem exceder na força.

 

  1. Depois desses duas etapas o problema persistir, procure por vazamentos. Esse é o motivo mais comum pela queda de pressão. Procure por pontos úmidos nos encaixes, pelo piso e paredes. Procure filetes de água dentro do vaso ou nos registro. Veja se há pisos ou terra molhada pelo área da casa.

 

  1. Por último, confira se tudo está funcionando bem com seu registro/medidor de água. Talvez seja preciso fazer a troca. Na maioria das cidades isso deve ser feito pela empresa responsável pela distribuição de água.

 

O teste mais simples à ser feito é desligar toda a água da casa, fechando todos os pontos de água e conferindo o medidor. Se mesmo assim ele continuar girando, há água sendo usada, possivelmente há um vazamento. Anote e leitura, aguarde algumas horas e observe novamente. Se o valor estiver diferente, você tem um vazamento em algum lugar.

Se após todos esses testes terem sido feitos o problema de pressão não for resolvido, você pode precisar: trocar encanamentos velhos, verificar a instalação da rede central (o encaixe entre sua rede e a rede principal sob o solo), verificar se a caixa d’água precisa ser movida para um local mais alto ou avaliar a necessidade de uma bomba pressurizadora. Adquirir uma bomba elétrica como essa pode ser um investimento que valha a pena.

Este equipamento hidráulico composto por uma eletrobomba pode ser coloca em redes residenciais e comerciais, e seu papel é aumentar a pressão da água, garantindo conforto aos usuários.

Caso precise comprar uma bomba como essa, procure um vendedor capacitado, escolha as mais silenciosas e econômicas do mercado. As caixas costumam ficam acima da casa, se forem barulhentas lhe trarão problemas de conforto no futuro. Do mesmo modo, se ela for muito mais potente que a sua necessidade, sua conta elétrica será aumentada de forma nada agradável.

Um dica de ouro: quando for comprar, verifique se todos os pontos de água da sua casa têm pressão baixa. Dependendo da sua necessidade, você saberá informar melhor o vendedor para que ele lhe venda uma que atenda sua necessidade, nem mais ou menos que isso.

Esperamos que todas as dicas e informações ao longo dessa semana te ajudem a resolver ou facilitar os seus problemas. Caso precise: Chame a FIX!

 

Aqui no Fix APP você pode encontrar profissionais capacitados para lidar com qualquer necessidade da sua residência do melhor e mais rápido meio possível.  

Baixe o nosso aplicativo, disponível nas versões android e IOs e veja como é fácil. Através do FIX APP você pode solicitar o serviço, trocar mensagens com nossos prestadores de serviços através do chat, enviar fotos, receber e fechar o orçamento e ainda realizar o pagamento – tudo em menos de 5 minutos.

Facilite a sua vida, a FIX é a solução na palma da sua mão.

Quebrou, queimou, estragou?

Chame a FIX!

INSTALE O APP